DISPÕE SOBRE A DENOMINAÇÃO DA RUA JOSÉ FERNANDES DA SILVA (ZEZINHO DA SAMBRA) E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Estamos apresentando para deliberação e discussão de Vossas Excelências, nos termos do art. 56, inciso I alínea c da Lei Orgânica do Município de Aurora[ Art.56. - Compete à Câmara Municipal, com a sanção do Prefeito:
I - Legislar sobre todas as matérias atribuídas, explicita ou implicitamente, ao Município, pelas
Constituições da União e do Estado, às leis em geral, esta Lei Orgânica, e especialmente:
c) A denominação dos serviços, bairros e logradouros públicos.], o presente Projeto de Lei, que tem por objetivo denominar a Rua, situada no bairro Centro.
Justificamos tal solicitação, tendo em vista a necessidade de identificar as ruas localizadas do Município, ao tempo que realiza homenagem aos cidadãos do Município que merecem tal prestigiada homenagem. Sendo a denominação de uma localidade o marco inicial de seu surgimento geográfico.A presente proposição tem um duplo objetivo: promover a organização urbanística de nossa cidade e prestar uma justa homenagem a um cidadão que faz parte da memória local.
Sob a ótica da organização urbana, a denominação de logradouros é medida essencial de cidadania. A ausência de um nome oficial dificulta a vida dos moradores, impedindo o recebimento regular de correspondências, dificultando a localização para serviços de entrega e até mesmo o acesso de serviços de emergência e saúde. Ao regularizar o nome desta rua, garantimos dignidade e "endereço oficial" às famílias que ali residem.
O homenageado José Fernandes da Silva, popularmente conhecido como "Zezinho da Samba", nasceu em 30 de janeiro de 1940, no Sítio Espinheiro, em Aurora-CE, filho de João Antonio da Silva e Joana Fernandes Campos.
De origem humilde, trabalhou na agricultura até a fase adulta. Em 02 de novembro de 1971, casou-se com Maria Hilda Santos Macêdo, com quem constituiu uma numerosa família composta por 07 filhos (Jeane, Jeovane, Ronnie, Jeorgea, Rômulo, Ronald e Robério), 14 netos e 01 bisneto.
Profissionalmente, destacou-se como gerente da filial da SANBRA (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro) em Aurora e, posteriormente, como comerciante de estivas e cereais, tornando seu estabelecimento um tradicional ponto de encontro de amigos e familiares.
Cidadão de fé cristã inabalável, era presença constante nas missas da Igreja Matriz Senhor Menino Deus. No campo político, buscou servir à comunidade candidatando-se ao cargo de vereador nas eleições de 1992 e 1996.
Zezinho da Sambra faleceu em 27 de novembro de 2015, aos 75 anos. Deixou um legado de simplicidade, irreverência e respeito humano, sendo lembrado como um aurorense exemplar que dedicou sua vida à família, ao trabalho e ao próximo.
Assim, tendo os moradores solicitado denominação daquele logradouro, com total apoio dos moradores desta rua, apresentamos este presente projeto de lei a apreciação dessa casa legislativa.
Por tais motivações, solicito aos nobres edis que votem favoráveis ao presente projeto de lei.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 11/02/2026 08:43:28 | CADASTRADO | AGENTE: DANIEL GUSTAVO BRASILEIRO MACIEL | CADASTRADO | |
| 11/02/2026 08:44:27 | LEITURA | 31ª (TRIGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2026 À 30/06/2026) DE 12 DE FEVEREIRO DE 2026 - PEQUENO EXPEDIENTE mais | EM TRAMITAÇÃO | |
| 18/02/2026 11:24:47 | VOTAÇÃO ÚNICA | 32ª (TRIGÉSIMA SEGUNDA) SESSÃO DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - DE 19 DE FEVEREIRO DE 2026 - ORDEM DO DIA mais | APROVADO | TRAMITADO PELO PRESIDENTE |
Qual o seu nível de satisfação com essa página?